A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (11), o requerimento da senadora Rosana Martinelli (PL-MT) para uma diligência em Mato Grosso. O objetivo da visita é avaliar os efeitos da severa estiagem que atinge o Pantanal e intensificou os incêndios florestais na região.
De acordo com Martinelli, Mato Grosso lidera o ranking de queimadas no Brasil em 2024, com quase 25 mil focos de incêndio registrados desde janeiro. A senadora destacou que o número de focos de calor aumentou 109% em comparação ao ano anterior, e o volume de água no estado está abaixo do registrado em 2020, quando ocorreu o maior incêndio da história do Pantanal.
Diante da gravidade da situação, o governo de Mato Grosso declarou estado de emergência por 180 dias. Segundo Martinelli, a visita da CMA será essencial para discutir ações que mitiguem os danos à fauna, flora e às comunidades locais, além de planejar políticas públicas voltadas para a recuperação do ecossistema.
“As informações que coletarmos serão importantes para enfrentar esses fenômenos naturais no futuro e poderão servir de exemplo para outras regiões”, afirmou a senadora. A diligência ainda não tem data marcada.