O período de rematrícula para os alunos da Rede Estadual de Ensino, referente ao ano letivo de 2025, termina nesta sexta-feira (25.10). Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la – o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV.
Ambos os métodos oferecem praticidade, permitindo que a rematrícula seja feita de qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de se deslocar até a escola.
Para a Seduc, o período de matrícula em forma online não apenas facilita o processo para as famílias, como também proporciona uma visão mais clara para as Diretorias Regionais de Educação na organização das turmas para o próximo ano.
A rematrícula é vital para o planejamento escolar e para garantir que todos os alunos tenham acesso a vagas nas escolas desejadas. Além disso, o sistema online também fortalece a comunicação entre a escola e os responsáveis, que podem acompanhar o processo de rematrícula e receber notificações sobre prazos importantes.
O secretário Alan Porto ressalta que as escolas também realizam uma abordagem inclusiva para atender às diferentes realidades das famílias. “A Seduc não exclui o atendimento presencial para aqueles que não possuem acesso à internet. A rematrícula presencial garante que todos os alunos tenham a oportunidade de se rematricularem”, garante.
Alan também destaca que o uso da tecnologia no processo de rematrícula, por meio de parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso em melhorar a educação e informatizar os serviços públicos.
“Assim, o processo torna-se mais sustentável, reduzindo a utilização de recursos físicos, como papel, sem comprometer a qualidade da educação oferecida”, conclui o secretário.