A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) lançou o prêmio Inova Mato Grosso, na noite desta terça-feira (08.10), em Cuiabá. Durante lançamento empresários de diversos setores elogiaram a iniciativa enquanto promoção da ciência e tecnologia em Mato Grosso.
A premiação, que está com inscrições abertas até 31 de outubro, é uma parceria da Seciteci com o Parque Tecnológico e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).
O empresário Heitor Trentin, representante da Prol Móveis de Aço, afirmou que as empresas podem melhorar através desse tipo de parceria e premiação que envolve iniciativa privada, setor público e academia. “No mundo inteiro, as universidades trazem inovação, novas tecnologias e isso melhora a produção das empresas”, disse.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande (Acivag), Valterson Gonçalves, também destacou que “é o momento de as empresas mostrarem o potencial do que estão fazendo no dia a dia e que, muitas vezes, acaba passando batido”. “É uma iniciativa muito produtiva e bem-vinda para todo o Estado”, apontou.
O Prêmio Inova Mato Grosso está na quarta edição e visa reconhecer micro, pequenas e médias empresas com gestão inovadora. Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o Governo de Mato Grosso quer melhorar ainda mais a gestão das empresas estaduais e aumentar a competitividade regional.
“Essa união do poder público, iniciativa privada e academia é necessária para desenvolver a ciência e a tecnologia, fazendo com que o que foi produzido na academia chegue na sociedade”, completou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, Rodrigo Zanin.
Representantes da Fapemat reforçaram o crescimento do prêmio, que inicialmente premiava seis empresas, e nesta edição contemplará nove. O investimento passou de R$ 360 mil para R$ 540 mil através do custeio de bolsas para profissionais com mestrado, que irão auxiliar no desenvolvimento de projetos de inovação pelo prazo de até 12 meses, junto às empresas vencedoras.
Também haverá prêmios como troféu, participação em eventos e capacitações promovidos pelo Parque Tecnológico, divulgação das empresas em mídias nacionais e internacionais, uma viagem para uma missão técnica de Benchmarking em Gestão da Inovação totalmente planejada e custeada pela Seciteci e inclusão das empresas no ecossistema do Parque Tecnológico.